sábado, 8 de junho de 2013

JOSÉ CARLOS LIBÂNEO-BIOGRAFIA



José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, interior de São Paulo, em 1945. Graduado em Filosofia pela PUC em 1966. Mestre em educação escolar concluído em 1984 e doutor em educação. Libâneo é bastante conhecido no meio educacional pelas profundas contribuições teóricas que produz na área. Ele ensina pesquisa e escreve sobre assuntos de teoria da educação, Didática, política Educacional e Escola pública.



Iniciou suas atividades profissionais em 1967, como Diretor do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental (SP), por seis anos. Em 1973 fundou e dirigiu por três anos o Centro de Treinamento e Formação de Professores da secretaria da Educação Estadual em Goiânia. A partir de 1975, tornou-se professor da faculdade de educação da Universidade Federal de Goiás.
Para Libâneo as necessidades educativas presentes, tornam a escola um lugar de mediação cultural, e a pedagogia, ao viabilizar a educação, é a prática. Em seu livro “Democratização da Escola Pública – A Revisão Crítico-Social dos Conteúdos”, José Carlos Libâneo defende um modelo de escola mais concentrada nas classes sociais menos favorecidas, onde seus métodos de ensino fossem principalmente pautados no estímulo do desenvolvimento da consciência crítica de cada indivíduo a fim de despertá-lo para a sua condição de oprimido e proporcionar a ele subsídios para que venha a se tornar um agente transformador da sociedade. Essa educação deveria servir como um instrumento de luta para a compreensão e transformação dos conceitos sociais.
Posição Frente Às Tendências Libâneo é o autor referencia da teoria “tendências pedagógicas”, porém é a favor da tendência crítico-social dos conteúdos. Conforme ele: 
Aprender o conteúdo é uma junção do conhecimento fornecido pelo professor mais o raciocínio do próprio aluno que questiona os fatos apresentados e os aplica ao conhecimento de mundo já existente.
 ALGUMAS OBRAS:

 
 
 
 

  • Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade;
  • Didática; 
  • Democratização da Escola Pública;
  • Educação Escolar: politicas, estrutura e organização;
  • Adeus Professora, Adeus Professora?
  • Pedagogia e Pedagogos para que?

Referência:
 
disponível em: http://www.skoob.com.br/autor/4023-jose-carlos-libaneo acesso em 08 junho 2013.
 
 


3 comentários: